sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Eucaristia,para revelar quem somos

"Nós somos muitos,mas formamos um só corpo em Jesus Cristo,nosso Senhor".

A Eucaristia é o principal sacramento da Igreja.Ela é tão importante para nós que não podemos viver sem ela.Celebrar a Eucaristia é fundamental para quem está no caminho do seguimento de Jesus,pois ela continua a fazer o que o Batismo iniciou: nossa incorporação em Cristo.Pela Eucaristia somos continuamente "regados" pela água do Espírito de Deus que nos faz permanecer ligados ao tronco que é Jesus e nos faz crescer e produzir frutos.Ela nos associa ao Senhor,à sua missão,aos seus irmãos,à sua cruz e ressurreição,ao seu amor ao Pai e à sua paixão pelo Reino de Deus.
Como memorial do Senhor,a Eucaristia nos coloca diante do momento decisivo da vida de Jesus: sua cruz e ressurreição.Na ceia Ele nos dá seu Corpo e Sangue como sinal de uma vida inteira entregue e doada pela humanidade e em fidelidade a Deus.Ao mesmo tempo,a Eucaristia é nossa principal forma de participação nesta vida do Senhor,que do nascimento à ressurreição se fez oferta e entrega.
A comunhão nos sinais memoriais da ceia,na verdade,no torna intimamente unidos a Jesus,em sua entrega,de tal forma que Ele continua a realizar em nós o que fez em sua vida terrena.Por outro lado,temos a oportunidade de participar da vida dele em cada ceia,para nos tornarmos sua presença atuante neste mundo,manifestanto por todas as pessoas o amor que ele nos dedicou e que nos enche de vida.
Este também é o sentido da comunhão,pois aquele que nos dá seu Corpo e Sangue,o faz para cumprir o que o apóstolo Paulo diz: "Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus" (Fl 2,5),ou ainda: "Eu vivo,mas não sou eu quem vivo,é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20).
Maior que a transformação do pão e do vinho em Corpo e Sangue do Senhor é a transformação da comunidade que se alimenta deles.Comendo e bebendo os dons consagrados nós somos transformados em Cristo.Revela-se em nós,pela Eucaristia,aquilo que somos: o sacramento do Cristo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário