A Eucaristia na vida cristã

No mistério eucarístico, como memorial do Mistério pascal, radicam-se as atitudes cristãs fundamentais que a mensagem evangélica nos apresenta: conversão, comunhão, caridade, reconciliação, fé pascal, amor fraterno e esperança eterna. Na acção sacramental encontram-se todas as dimensões que a Igreja aprendeu de Cristo. A Eucaristia é lugar de evangelização a três níveis: na caminhada que a ela conduz, na preparação da celebração e na expressividade da própria celebração. Somos chamados a viver em Eucaristia, para a Eucaristia e da Eucaristia.
A Eucaristia é Pão para o mundo novo: mais justo, mais fraterno, mais pacífico, mais segundo o coração de Jesus e de Maria. A Eucaristia é Pão para ajudar os homens a crescer na santidade de vida; para fazer nascer, naqueles que o recebem, um coração novo capaz de amar à semelhança do próprio Jesus. A Eucaristia é pão que nos alimenta, que nos há-de transformar n’aquele que recebemos; por isso, a Eucaristia é escola contínua de caridade, de dom, de serviço, de entrega.
Na Eucaristia proclamamos, vivemos, e celebramos a nossa fé em Deus, revelando em Jesus Cristo e na sua Palavra viva e eficaz. A Eucaristia é sinal e fonte da Aliança dos crentes entre si com Deus Pai e com todos os homens.
A Eucaristia é o acontecimento central na história da humanidade. Somos convidados a testemunhar com mais vigor a presença de Deus no mundo. A Eucaristia, ao mesmo tempo que actualiza o passado, projecta-nos para o futuro da última vinda de Cristo, no final da História. É centro, a fonte de toda a vida cristã, n’ela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja; é o sacramento da aproximação de Deus com o homem; e da descida de Deus até ao homem, que entrou na história da humanidade. Diz-nos Jesus: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). A Eucaristia é o sinal definitivo da Nova e Eterna Aliança de Deus com o homem.
Recordando a instituição da Eucaristia na Última Ceia do Senhor, somos convidados a dar particular importância ao Domingo e à Eucaristia Dominical. O Domingo é um dia especial para os cristãos, é um dia de festa por ser o dia do Senhor ressuscitado e do dom do Espírito Santo. A centralidade do Domingo, da vivência da Eucaristia Dominical na vida cristã torna-o também dia da Igreja.
A Eucaristia é fermento de um mundo novo, é o verdadeiro coração do Domingo, como meta da caminhada da semana; é fonte de coragem para o imprevisto de situações. Não basta ir à Missa é também necessário animar-se interiormente e contribuir para a festa do encontro. A Eucaristia instituída à mesa, na Última Ceia do Senhor, é proximidade e encontro, diálogo e comunhão fraterna. Tudo, na nossa vida, deve conduzir a um verdadeiro encontro de irmãos para que aconteça, para que exista realmente, encontro com Deus.

 Um texto de Fr. José Carlos Vaz Lucas, o. p

Nenhum comentário:

Postar um comentário