Importância da Eucaristia

Através da Eucaristia, a presença de Nosso Senhor entre os homens.

 

Um dos pontos essenciais de nossa espiritualidade é a devoção à Eucaristia. Ao longo dos séculos, o Divino Prisioneiro, amorosa designação dada a Jesus Sacramentado por grandes santos em alusão à sua permanente presença no sacrário, tem derramado incontáveis graças sobre todos os que d'Ele se aproximam, consolando os corações, fortificando os ânimos e dulcificando os amargos sofrimentos inseparáveis de nossa vida neste vale de lágrimas.

Cumprem-se de maneira admirável e maravilhosa as palavras do Senhor: Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo. (Mt 28, 20). Qual não deve ser a nossa correspondência e fidelidade para com um Deus que, chegando a extremos de amor, deixa-se como alimento para as almas e faz-se presente em todos os tabernáculos? E que presença maravilhosa! Encanta nossas vidas, comoquando visitamos a igrejinha de pacato vilarejo e vemos ajoelharem-se ante o altar as pessoas do lugar. Ou nos faz sentir tomados de enorme respeito e inundados de sacralidade, ao contemplarmos Nosso Senhor Sacramentado num templo esplendoroso ...

Aquele mesmo Jesus que, pelas praças e por todo outro lugar por onde passava, curava, perdoava e fazia o bem, encontra-se à nossa disposição na Eucaristia.

PAPA-EUCARISTIA.jpg"A Eucaristia é o nosso tesouro mais precioso. Ela é o sacramento por excelência; introduz-nos antecipadamente na vida eterna; contém em si todo o mistério da nossa salvação; é a fonte e o ápice da ação e da vida da Igreja."

Estas palavras, proferidas pelo Papa Bento XVI no encerramento do Congresso Eucarístico Internacional realizado no ano de 2008 no Canadá, nos lembram a importância deste excelso sacramento em nossas vidas. Na Eucaristia, o que nos é dado é o próprio Cristo, uma Pessoa com duas naturezas, a divina e a humana. Em cada Missa, Jesus está presente entre nós no lugar do sacrifício, como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.

Para celebrar o sacramento da Eucaristia, a Igreja instituiu a Festa de Corpus Christi, que neste ano de 2009 celebra-se no próximo dia 11 de Junho.


Deus é infinitamente poderoso, mas não nos pode dar mais; é infinitamente sábio, mas não sabe nos dar mais; é infinitamente rico, mas nada mais tem para nos dar, porque, na Sagrada Comunhão, Ele Se tem dado todo a nós. (Santo Agostinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário